top of page

PET na Graduação

O PET na Graduação é um projeto de ensino do PET Medicina - UFC que ocorre semestralmente. O projeto consiste na realização de aulas no estilo Diagnóstico de Rua, no qual são apresentadas imagens sugestivas de alguma patologia ou síndrome, e os alunos são estimulados a interagir respondendo a questionamentos como: "Como você descreveria esta imagem?", "O que vê de anormal?", "Qual o sinal semiológico representado na imagem?". Após um breve momento para que os alunos possam analisar a imagem, o diagnóstico é apresentado e uma breve explanação sobre a fisiopatologia envolvida no processo demonstrado na imagem. O PET na Graduação surgiu com o objetivo de fornecer aulas que estimulassem os alunos a pensarem clinicamente já durante o período de disciplinas básicas, quando se aprende a fisiologia dos sistemas e para incentivar a abordagem integrativa de conteúdos que são básicos, mas são imprescindíveis mediante um raciocínio que busque explicações para os fenômenos fisiológicos e patológicos. As aulas também têm função de revisar os assuntos vistos em sala de aula de forma mais interativa e estimulante, dando aplicabilidade ao conteúdo teórico e aproximando cada vez esse público do saber médico.

 

Atualmente, as aulas do projeto são ministradas abordando esses assuntos (em seus respectivos módulos da grade curricular): Sistema Locomotor (1º semestre), Sistema Nervoso (1º semestre), Sistema Cardiorrespiratório (2º semestre) e Relação Parasito-Hospedeiro (para 3º semestre), todos do curso de Medicina (FAMED - UFC).

 

O PET Medicina já teve participação no módulo de Imunopatologia (3º semestre do curso de Medicina) e já aplicou o projeto com o tema Sistema Endócrino para o curso de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

bottom of page