top of page

ComPETências

O Programa de Educação Tutorial prevê, em seu Manual de Orientações Básicas, que um de seus propósitos é a formação de profissionais amplamente capacitados, críticos e atuantes em suas respectivas áreas. Isso inclui a discussão de temas éticos, sociopolíticos, culturais e científicos, bem como o desenvolvimento de habilidades multidisciplinares, que transitem pelas diversas áreas do conhecimento e complementem o aprendizado do aluno em seu curso de graduação, visando a entregar à sociedade um profissional completo, maleável e ativo. Para tal, foi concebido o Projeto ComPETências, que busca promover discussões de temas e exercício de habilidades que tangenciem a formação médica, de maneira que façam diferença na qualidade profissional e cidadã do PETiano egresso.

O objetivo primário do projeto é o desenvolvimento de habilidades e a aquisição de conhecimentos que sejam complementares ao conteúdo abordado durante a graduação e que não sejam contemplados na grade curricular da instituição. Isso inclui discussões e explanações acerca de temas como Educação Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão/Administração Hospitalar, Produção de Mídias Digitais, Uso de Redes Sociais em Saúde, Planejamento Pedagógico, Parceria Público-Privada, Ciências Comportamentais, etc. Um segundo objetivo agregado, não menos importante, é a socialização e o intercâmbio de experiências entre PETianos, algo também previsto no MOB e que contribui sobremaneira para fluidez e articulação das atividades executadas pelo grupo.

Com a realização das atividades, espera-se o cumprimento do objetivo geral, ao oferecer ao PETianos o contato com temas e habilidades outros que não aqueles oferecidos pela grade curricular do curso de Medicina. A complementação e o aperfeiçoamento dos temas e das habilidades introduzidas em reunião é competência individual de cada PETianos, que serão estimulados ao aprofundamento dos temas e o farão conforme juízo próprio. Ademais, espera-se melhoria na qualidade da convivência e da articulação de trabalhos dos PETianos enquanto grupo, para melhor execução de seus propósitos e maior extração de aprendizados das atividades desempenhadas pelo PET Medicina.

COMPETÊNCIAS: COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS 

 

O atual ensino médico segue um modelo que gira em torno da aprendizagem científica, se comprometendo pouco ou quase nada com o desenvolvimento pessoal, com o aperfeiçoamento de habilidades individuais e com a forma que lidamos com o mundo e com outras pessoas. O projeto Competências surgiu devido a necessidade de desenvolver qualificações pessoais, além dos saberes científicos que são ensinados na graduação. Os encontros ocorreram nas manhãs de sábado, previamente marcados com os integrantes do grupo PET. Em um dos dias de encontro ocorrido em março de 2021 foi abordado o tema “comunicação de más notícias”, sendo essa habilidade extremamente importante para a prática médica e para o crescimento individual dos integrantes, habilidade comunicativa esta que se mostrou ainda mais necessária durante a pandemia do SARS-CoV 2 (em 2020 e 2021). A abordagem inicial do tema foi feita com a demonstração de vídeos que pudessem fazer uma sensibilização prévia dos participantes sobre a morte e o impacto que ela possui, sendo previsível ou não. A seguir, houve um momento de compartilhamento de experiências prévias contendo relatos de situações em que se fez necessário comunicar más notícias, e como estas experiências foram marcantes, principalmente pela falta de conhecimento e de prática. Por fim, ocorreu um momento expositivo para demonstração de protocolos oficiais utilizados para tornar a comunicação de má notícia uma vivência mais estruturada, apesar da delicadeza do assunto. Foi perceptível a importância desse momento para os que estavam presentes, os quais relataram que se sentiam mais próximos ao tema e que compreendiam melhor todo o momento que envolve a comunicação de uma má notícia. É extremamente importante que os acadêmicos e trabalhadores da área da saúde aperfeiçoem essa prática, com o intuito de tornar esse momento delicado um pouco mais calmo, acessível e empático.

bottom of page