©  2017 por PET Medicina UFC.

  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social

Av. Cel. Nunes de Melo, 1127 - Rodolfo Teófilo

Fortaleza - CE

Interliga

      A comunidade do Rodolfo Teófilo, apesar de rodeada por hospitais terciários de altíssima complexidade (Hospital Universitário Walter Cantídio, Instituto do Câncer do Ceará, Hospital São José, HEMOCE), persiste, em certa medida, carente de ações de educação básica em saúde. As Unidades Básicas de Saúde da região, mesmo com forte presença de residentes e internos da Universidade Federal do Ceará, apresentam certa dificuldade em realizar ações de extensão com a comunidade.

     Neste contexto, o PET Medicina da UFC propôs uma parceria com a UAPS Anastácio Magalhães para o desenvolvimento de ações educativas para dois públicos em especial: gestantes, focando na importância do acompanhamento pré-natal, alimentação saudável nos variados períodos do desenvolvimento, prevenção e tratamento de IST’s, etc; e diagnóstico e conduta de pacientes com quadros de Arboviroses (dengue, zika e chikungunya vírus), abordando principalmente sinais e sintomas que ajudam na diferenciação das três doenças, quais medicamentos podem ser utilizados em cada fase, principais medidas sintomáticas, quando procurar serviços básicos e quando buscar atendimento emergencial (UPA).

   As ações buscaram sempre a participação de outros projetos de extensão da UFC, como as Ligas Acadêmicas de Medicina e Enfermagem, além da contribuição de demais participantes da UAPS, como residentes, internos e enfermeiros, enriquecendo o convívio com a comunidade.

   Em virtude das demandas de outros projetos, este foi descontinuado, apesar da boa adesão da comunidade e do excelente retorno das edições realizadas.