©  2017 por PET Medicina UFC.

  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social

Av. Cel. Nunes de Melo, 1127 - Rodolfo Teófilo

Fortaleza - CE

Disciplinas optativas

Radiologia e Diagnóstico por Imagem

     A Disciplina foi criada no ano de 2016 e homologada em Novembro do mesmo. Consiste em suprir as necessidades dos alunos quanto à parte de Imaginologia, a fim de que os mesmos obtenham os conhecimentos necessários para o médico generalista. Haverá aulas teóricas e práticas, com estações com materiais visuais e de como fazer uma ultrassonografia na emergência, por exemplo. Ademais, será disponibilizado um Atlas Virtual no site com imagens diferenciando o normal e o patológico de cada sistema, bem como casos clínicos para discussão. 

      Ainda não é ofertada ao público em virtude dos trâmites burocráticos para disponibilização.

Cuidados Paliativos

    Cuidados paliativos é uma área abrangente e multiprofissional que busca fornecer o cuidado ativo e total a pacientes cuja enfermidade não responde mais aos tratamentos curativos. O objetivo dos cuidados paliativos é atingir a melhor qualidade de vida possível para os pacientes e suas famílias, controlando a dor e outros sintomas, além de problemas psicossociais e espirituais, fornecendo um sistema de apoio para ajudar o paciente a viver tão ativamente quanto possível até a morte (OMS,1990).

    O módulo proposto visa introduzir conceitos fundamentais aos estudantes de Medicina sobre este assunto pouco visto durante a graduação, com ênfase no aprimoramento de habilidades de comunicação frente ao paciente, explanação sobre aspectos éticos, sociais e jurídicos da tomada de decisão frente a pacientes graves e apresentação dos cuidados básicos que devem ser providos em situações de doenças que estejam fora de possibilidade cura.

     É ofertada no meio do ano aos alunos da FAMED. 

Fundamentos de Anestesiologia e Dor

    A Anestesiologia é a especialidade responsável pelos cuidados assistenciais durante o período perioperatório, garantindo que o processo anestésico-cirúrgico ocorra com segurança e qualidade. Além das atividades no centro cirúrgico, o anestesiologista possui expertise e pode atuar em outras áreas relacionadas tais como unidade de terapia intensiva, serviços de dores crônicas e cuidados paliativos.

    O módulo proposto visa apresentar princípios básicos e introdutórios da Anestesiologia e das áreas de atuação com ênfase na formação do médico generalista, aumentando o conhecimento das boas práticas perioperatórias e capacitando-o para acompanhamento e tratamento de pacientes portadores de dores crônicas e em cuidados paliativos.

      Ainda não é ofertada ao público em virtude dos trâmites burocráticos para disponibilização.

Cuidados no Pós-operatório

    A disciplina, criada e homologada em 2016, tem como objetivo oferecer aos alunos conhecimentos teóricos fundamentais ao médico generalista no manejo do paciente no pós-operatório. O foco da matéria será fazê-los compreender, identificar e garantir a profilaxia ou terapêutica adequada das principais complicações cirúrgicas desse período, correlacionando-as com seus aspectos morfológicos e fisiopatológicos, a partir da discussão de casos clínicos.

    Ainda não é ofertada ao público em virtude dos trâmites burocráticos para disponibilização.