©  2017 por PET Medicina UFC.

• Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social

Av. Cel. Nunes de Melo, 1127 - Rodolfo Teófilo

Fortaleza - CE

O que é o PET?

O Programa de Educação Tutorial- PET, criado em 1979, esteve, durante 20 anos, sob o acompanhamento e avaliação da Capes. A partir do ano 2000, o Programa passou a ser vinculado à Secretaria de Educação Superior- SESu/MEC.

O Programa de Educação Tutorial é destinado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior. O apoio é concedido ao curso por um período indeterminado, e ao bolsista até a conclusão da sua graduação.

Tendo iniciado com apenas três grupos, a título de experiência, hoje conta com mais de 300 grupos espalhados em todo o país, envolvendo mais de 3.000 estudantes das redes pública e privada.

Os alunos são selecionados e ingressam no programa a partir do primeiro semestre do curso, sendo comprometidos com vinte horas semanais de dedicação ao PET. Não podem ter reprovações curriculares, devem estudar uma segunda língua, ter capacidade de leitura, pesquisa, iniciativa, crítica, trabalho em equipe, expressão oral e argumentação. Além das atividades beneficiárias ao crescimento do grupo, o programa tem claros efeitos multiplicadores. Os bolsistas normalmente são modelos exemplares e catalisadores de interesse de colegas e as atividades promovidas pelo PET, de uma forma geral, beneficiam os outros alunos da graduação, a comunidade e a instituição. Os petianos promovem cursos, palestras e eventos para a graduação e comunidade, desenvolvem projetos de pesquisa e extensão, auxílio em conteúdos e disciplinas do curso, debates de assuntos contemporâneos, estudos em grupo, troca de experiências. O PET é integrado por grupos tutoriais de aprendizagem.

O Programa busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Tais atividades têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação. O Programa de Educação Tutorial constitui-se, portanto, em uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação que têm sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. Com uma concepção baseada nos moldes de grupos tutoriais de aprendizagem e orientado pelo objetivo de formar globalmente o aluno, o PET não visa apenas proporcionar aos bolsistas e aos alunos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas assume a responsabilidade de contribuir para sua formação pessoal, social, capacidade de liderança e organização de eventos.

O Programa de Educação Tutorial - PET Medicina UFC, fundado em 1992 e sediado atualmente no Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina UFC - Fortaleza (anteriormente, de 1995 a 1998, no Departamento de Patologia e Medicina Legal; e de 1999 a 2001, no de Medicina Clínica), é vinculado à Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação. O Programa tem como objetivo propiciar aos integrantes, sob a orientação do professor tutor Dr. Diego Veras Wilke, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem sua formação acadêmica e tragam melhorias para a graduação. O PET Medicina UFC atua diretamente com todo o tripé universitário, realizando atividades de ensino, pesquisa e extensão, que são muito variadas e podem mudar de acordo com as necessidades observadas pelo grupo na graduação. Já passaram pela tutoria do PET os professores Dra. Mariana Lima Vale, Dr. Pedro Magalhães, Dr. Armênio Aguiar e o Dr. Manoel Odorico de Moraes, que ainda são ligados ao PET Medicina UFC e ajudam o grupo na qualidade de co-tutores,